Circuito Afogadense Xadrez é Bimestral 1 vaga na Final: Torneio Afogadense Xadrez(TAX 2013) via AAX

domingo, 18 de outubro de 2009

O JOGO XADREZ NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

O JOGO XADREZ NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
O JOGO XADREZ NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
William Pereira da Silva
O programa Mais Educação, instituído em abril de 2007, tem por objetivo ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos da rede pública. Trata-se de uma contribuição para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, pela articulação de ações, projetos e programas do governo federal. A iniciativa promove ações sociais e educacionais em escolas e em outros espaços socioculturais. Os alunos participam de atividades no turno oposto ao das aulas regulares (http://portal.mec.gov.br/) .
Dia oito de outubro estive reunido na Igreja de Mórmons, na cidade de Mossoró, no encontro de diretores, supervisores e monitores no Programa Mais Educação - Educação Integral -. Planejamos sobre as ações que deverão ser iniciadas no dia 19 de outubro com atividades de xadrez na Escola Municipal Celina Guimarães onde estarei sendo o monitor desta modalidade. As ementas do xadrez Tradicional e xadrez Virtual relatam que o xadrez deverá desenvolver a capacidade intelectual e do raciocínio-lógico promovendo a observação, a reflexão, a analise de problemas e busca de soluções, a socialização, a inclusão e a melhoria do desempenho escolar, ainda o gosto dos alunos para atividades de interação com a informática e a inclusão digital por meio do jogo de xadrez virtual. Este é mais um espaço que irei ocupar no intuito de ampliar e difundir o jogo de xadrez escolar. Aceitei o desafio em saber da falta de pessoas capacitadas para desenvolver a metodologia adequada para estas atividades, o que comprovei no primeiro encontro, no qual relatei algumas das minhas experiências e fiquei de repassar por e-mail conteúdos para os outros monitores interessados. E propus um encontro para tirar dúvidas e prepara-los com apostilhas.O Clube de Xadrez Pensart estará presente nas atividades cedendo seu material para os momentos iniciais enquanto chega o material enviado pelo MEC.
Completando trinta anos na rede de ensino de Mossoró o desestimulo bate a nossa porta com freqüência, mas são essas e outras ações do governo que instiga nosso espírito a experimentar mais uma vez praticas inovadoras no intuito de alimentar nossas esperanças numa educação melhor.
Da para perceber, mesmo antes de começar, as falhas na implantação do programa onde vemos a falta de estruturas físicas, recursos humanos e materiais insuficientes. Alguns monitores despreparados para atuar nas atividades oferecidas, muitos aceitam como uma experiência nova em suas vidas, outros pelo ensejo voluntarioso. Entretanto não devemos desestimular em agir, para mais uma vez tentar mudar algo na educação das crianças e jovens do nosso país dando as mãos e numa ajuda mútua reverter a situação atual do ensino brasileiro.
Os objetivos principais do Programa Mais Educação são louváveis e tem como metas ampliar espaços, tempos e oportunidades educativas; ofertar novas atividades educacionais e reduzir a evasão, a repetência e distorções de idade-série, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer, visando qualificar a experiência educativa das crianças e jovens das escolas públicas de ensino fundamental. O programa é composto por sete macrocampos, referentes ao acompanhamento pedagógico; ao meio ambiente; ao esporte e ao lazer; aos direitos humanos e à cidadania; à cultura e às artes, à inclusão digital; à saúde, à alimentação e à prevenção.
As atividades no jogo de xadrez com certeza trarão inúmeros benefícios àqueles que porventura aceitar participar destas atividades que é cultura, uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade. Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado. Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento do individuo.Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo. Proporciona prazer em seu estudo e prática. Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais. Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.
--------------------------------------------------------
Xadrez SP
Jogos Abertos do Interior - Resultado Final
As 17 cidades que disputaram a categoria Livre da 2a. Divisão viu o campeonato terminar nesta última segunda feira, onde Botucatu conquistou 36,0 dos 42,o pontos em disputa e sagrou-se cmapeã da categoria. Seguido de Sorocaba e Mogi das Cruzes, com 35 e 34,5 respectivamente.

Os debravadores guairense conquistaram 24,5 pontos e se fixaram na 9a. colocação. Leandro Roverso, Christian Avgoustopoulos, Vinicius Catozzo, Paulo Rezende, Reinier Alex e Jorge Fakhouri representaram o município com unhas e dentes.

(Guaíra x Bauru - 3a. Rodada)

A estréia sempre é mais complicada, mais cheia de imprevistos e mais nervosos o que pode ter sido efeito sob cada membro que julgaram sua participação modesta no torneio e poderiam ter conquistado mais pontos.

(Guaíra x Botucatu - 2a. Rodada)

Claro que não só de pão vive o homem e uma da diversão encontrada foi se distraírem no Boliche:


Salienta-se que diversas equipes possuíam jogadores federados e outras equipes como, Sorocaba, São Manuel, Limeira, Mogi das Cruzes, Rio Claro, Itú e Botucatu possuíam entre Mestres Fide e Mestres Internacionais.

O Xadrez Guairense agradece o apoio da Prefeitura do Município de Guaíra e, principalmente, aos enxadristas da parceria AAS-Guaíra que vestiram o manto guairense como se fossem suas segunda pele e a representaram com muito orgulho e honra.

Outras equipes Campeãs:

Categoria Especial
Campeã: Americana
Vice: Pindamonhangaba
Terceira: São Bernardo do Campo

Categoria 1a. Divisão Masculino Livre
Campeã: Piracicaba
Vice: São José do Rio Preto
Terceira: Santo André

Categoria 1a. Divisão Feminino Livre
Campeã: Americana
Vice: São Caetano do Sul
Terceira: Santos

Categoria 2a. Divisão Masculino Livre
Campeã: Botucatu
Vice: Sorocaba
Terceira: Mogi das Cruzes
9a. colocação: Guaíra

Categoria 2a. Divisão Feminino Livre
Campeã: Guarulhos
Vice: Pindamonhangaba
Terceira: Araçatuba

Categoria 1a. Divisão Masculino Até 21 anos
Campeã: São Caetano do Sul
Vice: São José dos Campos
Terceira: Suzano

Categoria 1a. Divisão Feminino Até 21 anos
Campeã: São José dos Campos
Vice: São Bernardo do Campo
Terceira: Suzano

Categoria 2a. Divisão Masculino Até 21 anos
Campeã: Campinas
Vice: Guarulhos
Terceira: Jandira

Categoria 2a. Divisão Feminino Até 21 anos
Campeã: Mogi das Cruzes
Vice: Campo Limpo Paulista
Terceira: Catanduva

Nenhum comentário: