Evento que movimenta mais de dois milhões de estudantes por ano em todo o país em suas etapas regionais, as Olimpíadas Escolares 2011 desembarcam entre 9 e 18 de setembro em João Pessoa, para a fase nacional, com um recorde. Mais de 3.900 participantes, entre eles cerca de 3.300 jovens atletas de 12 a 14 anos, se reunirão na capital paraibana para celebrar esporte, cultura e educação. Doze modalidades farão parte do programa esportivo da mais importante competição estudantil do país. A novidade fica por conta do badminton, que fará sua estreia na edição deste ano. Atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez completam a programação esportiva.
"A edição deste ano nos dá a certeza de que o projeto está consolidado e que a cada ano contribuímos com o desenvolvimento esportivo do Brasil. Estamos muito contentes com a inclusão do badminton no programa esportivo, modalidade que tem potencial para atingir os jovens e revelar talentos", destacou Edgar Hubner, gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e diretor geral das Olimpíadas Escolares. "A importância das Olimpíadas Escolares reflete-se no alto padrão de qualidade adotado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na organização do evento. Para tornar-se sede da competição, a cidade deve atender diversas exigências e João Pessoa mostrou-se comprometida com o projeto. A cidade já recebeu as Olimpíadas Escolares em 2008 e 2007 e tem ciência dos benefícios que o evento proporciona", completou Edgar.
As Olimpíadas Escolares já se firmaram como um grande celeiro de atletas para o esporte de alto rendimento do Brasil. Observadores das Confederações Brasileiras Olímpicas participam do evento, reconhecendo e cadastrando os futuros atletas olímpicos do Brasil. Esse trabalho já vem apresentando resultados expressivos. No último Campeonato Mundial de judô, em Paris, onde o Brasil teve sua melhor participação na história, duas medalhas vieram de atletas oriundas das Olimpíadas Escolares: Mayra Aguiar e Sarah Menezes. Além disso, dos 81 atletas integrantes da delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura, em agosto de 2010, 35 passaram pelas Olimpíadas Escolares desde 2005. "As Olimpíadas Escolares têm papel fundamental no projeto do COB de detecção de atletas para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Depois da detecção, os jovens atletas passam a ter maior atenção do COB e das Confederações, e são incluídos nos projetos visando a 2016", explicou o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire.
Referência internacional, as Olimpíadas Escolares João Pessoa 2011 terão a presença de 23 observadores de 16 países, representando Comitês Olímpicos Nacionais dos cinco continentes. Os observadores internacionais terão uma agenda de atividades própria, onde acompanharão todos os detalhes da maior competição estudantil do país.
Além da parte esportiva, as Olimpíadas Escolares apresentam uma série de atividades sociais e culturais. A participação de atletas olímpicos já consagrados também é um dos pontos altos do evento. Como Embaixadores das Olimpíadas Escolares, os atletas passam a experiência adquirida em vários anos de atividade no esporte internacional aos estudantes. Os Embaixadores das Olimpíadas Escolares participam de uma série de atividades, como palestras, demonstrações, cerimônias de premiação, atividades culturais, entre outras.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba. Fonte. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário