MENTES BRILHANTES - SUSAN POLGAR (FAZENDO UM GÊNIO) |
27/02/2012 às 17:43
|
do Clube de Xadrez Marabá por CLUBE DE XADREZ MARABÁ | |
Documentário: Mentes Brilhantes - Desenvolvendo a Genialidade
(Make Me a Genius)
Sinopse:
Susan
Polgar é a primeira mestre feminina de xadrez do mundo. Mas ela não
nasceu com uma mente brilhante. Ao invés disso, sua capacidade cerebral
foi desenvolvida através de uma experiência singular ao longo de sua
infância. Esta é a história de como um treinamento produziu uma mente de
gênio, perfeitamente adaptada para o seu caso.
Susan foi criada em Budapeste, cidade onde nasceu em abril de 1969. Seu pai, um psicólogo chamado Laszlo, realizou um amplo estudo das origens de um gênio precoce. Um caso clássico é o de Wolfgang Amadeus Mozart, um músico que demonstrou sinais de genialidade desde muito jovem. Laszlo observou que o pai de Mozart também era um músico talentoso e ensinou sua arte ao filho desde cedo. Como resultado, Laszlo desenvolveu a teoria de que o treinamento é mais importante do que o talento inato no desenvolvimento de um gênio. Quando Susan nasceu, Laszlo resolver testar sua teoria. Para isso, ele a treinaria a partir dos quatro anos de idade. Sua escolha inicial foi a matemática, mas o interesse inesperado de Susan por xadrez o levou a outro caminho. Com isso, Laszlo se dispôs a passar até seis horas diárias apenas enfocando o xadrez. Susan inconscientemente havia dado ao pai um desafio ainda maior: eles estavam no início dos anos 70 e naquela época nenhuma garota havia se tornado uma mestre no esporte. Acreditava-se inclusive que o cérebro de uma mulher simplesmente não era adequado para este tipo de jogo. Ano: 2010
Duração: 47 Min
Formato: AVI
Idioma: Dublado em Português
Tamanho: 169 MB
Senha para Descompactar: canalxadrez
Download via Jumbofiles Mentes Brilhantes
Fonte:
"XADREZ: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM"
Material encontrado em um link do site da Grande Mestre Susan Polgar (www.chesville.com/PolgarScholastic/index.htm). Embora a tradução apresente algumas (muitas) falhas de tradução e de concordância, segue o texto com o que eu pude conseguir através do Google Tradudor. "XADREZ: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM" compilado por Steve Sawyer, Oklahoma Xadrez Escolar Presidente Carta da Organização. Durante anos, as crianças da escola na antiga União Soviética, Bélgica, Alemanha Oriental, Zaire, e outros países tem sido ensinado xadrez como uma forma de melhorar o raciocínio básico, bem como de matemática e habilidades verbais. Finalmen. te, quase meio século depois que os soviéticos, o xadrez está sendo introduzida formalmente em nossas escolas públicas, de Nova York para a Califórnia. Há muitos estudos que comprovar o valor de xadrez nas escolas. Tomaremos trechos de vários de construir o nosso caso para "o xadrez é uma ferramenta de aprendizagem." Os resultados, como veremos, nos levará à conclusão lógica, "Xadrez ultrapassa todos os programas de desenvolvimento disponíveis outras pensamento!" (Por exemplo, problema futuro resolução de problemas, estudo independente, resolução de problemas com computadores, escrita criativa, etc).
Por que devemos ensinar xadrez? Quais são os fatos duros sobre xadrez e desempenho acadêmico?
Xadrez tem sido comprovada para aumentar a concentração, criatividade, habilidades de pensamento crítico, memória, desempenho acadêmico, resolução de problemas, o enriquecimento cultural, maturidade intelectual, auto-estima, Os resultados dos testes padronizados, e uma série de outras qualidades que todos os pais e professores desejos. O
estudo
dos Margulies prova conclusivamente que os alunos que aprenderam xadrez
teve uma significativa aumento de suas habilidades de leitura. "O
xadrez Inside" (21 de fevereiro de 1994, p.3) afirma: "O estudo é
Margulies um dos argumentos mais fortes para finalmente provar que
centenas de professores sabiam o tempo todo, "xadrez é uma ferramenta de
aprendizagem. "
No
terceiro estudo de Ferguson, que incluía muitos leitores pobres, os
alunos mostraram significativa crescimento em habilidades de raciocínio
verbal. Após apenas um ano de estudo de xadrez no Zaire, os alunos
participando do curso de xadrez apresentaram um desenvolvimento
significativo da sua verbal e numérica aptidões.
Roger
Langen (1992) afirma que "as crianças que aprendem xadrez em uma idade
precoce produzir mais no matemática tradicional e ciências. De pesquisa
chinês, europeu, americano e todos encontram significativo valores
correlacionais após apenas um ano de exposição sistemática de xadrez
"Langen também afirma:" Os benefícios mais marcantes são aquelas
associadas com a resolução de problemas e criatividade. "
Langen
continua a dizer: "simpósios Universidade, como o" Xadrez e conferência
de Matemática " em Forli, na Itália, em setembro de 1992, agora levar o
xadrez ea relação matemática estabelecida. "Xadrez foi integrado nos
sistemas escolares franceses canadenses que começam em 1984. O New
Brunswick pesquisa mostrou que as habilidades de resolução de problemas
aumentaram uma média de 19,2% após o xadrez programa de matemática foi
introduzida.
O Bradford ESEA Título do Projeto IV-C encontrado que o xadrez demonstrado o maior crescimento ao longo todas as outras actividades quatro anos em uma fileira. Desde o pensamento crítico é crucial em todos os aspectos da vida, é imperativo divulgar os efeitos deste estudo e implementar um currículo de xadrez na escolas. Em seu estudo o aumento médio anual em pontuação percentil para "Pensamento Crítico Avaliação "no grupo de xadrez foi de 17,3%. Nacionalmente, os alunos que fazem este teste uma vez por ano intervalos não mostram um ganho percentual no ranking. Em 1992, Bill New Jersey # S452 - XADREZ NAS ESCOLAS
FICA DELIBERADO pelo Senado e Assembléia Geral do Estado de New Jersey:
1. O legislador encontra e declara que: a. xadrez aumenta habilidades de pensamento estratégico, estimula a criatividade intelectual, e melhora habilidade de resolver problemas, enquanto a elevar auto-estima;
b.
quando os jovens jogar xadrez devem chamar habilidades de ordem
superior de pensamento, analisar ações e suas conseqüências, e
visualizar possibilidades futuras;
c.
em países onde o xadrez é oferecido amplamente nas escolas, os alunos
apresentam excelência no habilidade de reconhecer padrões complexos e,
conseqüentemente, excelência em matemática e ciência, e
d.
instrução de xadrez durante o segundo grau permitam aos alunos aprender
habilidades que serão servi-los ao longo de suas vidas.
2.
Cada conselho de educação pode oferecer instrução de xadrez durante o
segundo grau para os alunos em superdotados e talentosos e programas de
educação especial. O Departamento de Educação de maio estabelecer
diretrizes a serem utilizados pelos órgãos de administração da educação
que oferecem ensino de xadrez nas pessoas programas.
3. Este ato entra em vigor imediatamente.
Este ato foi assinado pelo governador depois de uma votação 23-1 para o ato pelos senadores.
Observações
e pesquisas mostram que crianças podem ser ensinadas a pensar com
clareza e com disciplina, para planear o futuro, e para tomar decisões
sensatas. Aprender essas habilidades cedo na vida só pode ser beneficiar
mais tarde de desenvolvimento intelectual. Ensinar as crianças a
executar uma tarefa complexa como o xadrez pode dar-lhes a resolução de
problemas vantagens mais tarde na vida.
Heidema
é citado como dizendo: Pesquisas recentes indicam que uma das áreas
mais negligenciadas em sistema educacional de hoje é a instrução que
visa desenvolver o raciocínio lógico e crítico pensando. "(Matemática e
Ciências para o K-12 Curriculum, p.104).
Billings
(1985) escreveu: "a habilidade mais importante que um estudante
talentoso pode fazer é aprender a pensar mais Criativa e efetivamente.
"Eu concordo e jogar xadrez faz tudo isso!
O New York City Escolas Relatório programa de xadrez é impressionante, aqui é o que Christine Palma escreve em 1990. Na sua existência de quatro anos, NYCHESS provou que: a. O Xadrez Instila em jogadores jovens um senso de auto-confiança e auto-estima;
b. Xadrez melhora drasticamente a capacidade de uma criança a pensar racionalmente,
c. Xadrez aumenta as habilidades cognitivas;
d. Xadrez melhora a capacidade das crianças de comunicação e aptidão para reconhecer
padrões;
e. Resultados de xadrez em graus mais elevados, especialmente em Inglês e os estudos de Matemática;
f. Xadrez desenvolve um senso de espírito de equipe, enfatizando a capacidade do
individual;
g. Xadrez ensina o valor do trabalho duro, concentração e compromisso;
h. Xadrez faz uma criança a perceber que ele ou ela é responsável por suas próprias ações e deve aceitar as suas consequências,
i. Xadrez ensina as crianças a tentar o seu melhor para vencer, enquanto aceitar a derrota com a graça;
j. Xadrez é um fórum, intelectual comparativa através do qual as crianças
pode afirmar hostilidade ou seja, "desabafar" de uma forma aceitável;
k. Xadrez pode tornar-se a atividade escolar de uma criança mais aguardado, dramaticamente melhorar a freqüência;
l. Xadrez permite que as meninas para competir com os meninos de forma não-ameaçadora, socialmente plano aceitável;
m.
Xadrez ajuda as crianças a fazer amigos mais facilmente, pois fornece
uma maneira fácil, segura fórum de encontro e discussão;
n. Xadrez permite que alunos e professores para ver uns aos outros de uma forma mais simpática;
o. Xadrez, através da competição, dá às crianças um sinal palpável de suas realizações,
e finalmente;
p. Xadrez oferece às crianças uma forma concreta e barata e atraente para subir
acima da privação e da auto-dúvida que são uma parte muito importante de suas vidas.
A
Federação Internacional de Xadrez Estados Unidos vendeu botões que
dizem, "Chess faz você inteligente". Eu concordo, vamos usar essa
maravilhosa ferramenta de ensino de xadrez para ajudar nossos filhos a
aprender. Para mais informações sobre como as crianças podem se envolver
com o xadrez. Visite o Oklahoma Xadrez Escolar.
Website da organização em www.okschess.org.
Fonte:
|
Circuito Paraibano de Rápidas 2025 - Regulamento
-
Divulgamos o regulamento do Circuito Paraibano de Rápidas, edição 2025.
É importante salientar que o circuito é o fruto de um trabalho de parceria
entr...
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário