Circuito Afogadense Xadrez é Bimestral 1 vaga na Final: Torneio Afogadense Xadrez(TAX 2013) via AAX

sexta-feira, 12 de abril de 2013

School Chess...

 


Já conseguimos levantar importantes informações no sitio da SEDUC, com relação aos 60ºs JOGOS ESTUDANTIS PARAENSES – JEP’S/2013.


O Clube de Xadrez divulga as novidades inerentes à realização dos 60º dos JEP's 2013, que este ano terá algumas mudanças, já previstas desde o ano passado. As mudanças pretendem uma melhor dinâmica e organização dos jogos, evitando o congestionamento de competições e atletas em muitas cidades-sedes dos Regionais como via acontecendo.


O XADREZ É UM ESPORTE FANTÁSTICO, ENCANTADOR
 
JOGOS ESTUDANTIS PARAESES
 
OBJETIVOS:
 
Os JEP's tem como objetivos: a) proporcionar  uma  educação  integral; b) desenvolver  o  intercâmbio  social desportivo  entre  os  estudantes;  c) incrementar  as  boas  relações  entre  os professores e alunos; d) estabelecer uma união segura entre a classe estudantil; e) exaltar a prática desportiva como instrumento imprescindível a superação do indivíduo; f) contribuir para a formação da personalidade, bem como revelar novos valores no cenário desportivo educacional e selecionar alunos para representar o Estado do Pará nos Jogos Escolares da Juventude (Fase Nacional).

 
FASES DOS JEP´s:
 
Compôem os Jogos Paraenses as seguintes Fases:
– Fases Municipais (realizadas em diversos Municípios do Estado, os Jogos Estudantis Municipais);
II – Fase Metropolitana (realizada na Região Metropolitana de Belém);
III – Fases Regionais (realizada nos Municípios escolhidos como sede);
IV – Fase Estadual (realizada em Belém).
 
Fase Metropolitana será realizada com a participação dos alunos das redes de ensino público e privado dos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara. Os vencedores ficarão selecionados à Fase Estadual. Caso esses municípios façam a opção de realizar sua Fase Municipal, desmembrando-se da Fase Metropolitana o município deverá participar de uma Fase Regional.
 
As Fases Regionais ser.o disputadas pelos alunos e equipes das escolas das redes de ensino ensino público e privado classificadas pelos Municípios de cada Região do Estado. Para a realização das Fases Regionais será escolhido um município sede para cada Regional que deverá se responsabilizar pelo cumprimento obrigações contidas no Caderno de Encargos dos JEP´s. Nas Fases Regionais classificam-se as equipes e alunos vencedores para a Fase Estadual.

Na Fase Estadual, Categorias “A” (12, 13 e 14 anos) e “B” (15, 16 e 17 anos) as modalidades Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol (1 lugar), e Tênis de Mesa e Xadrez (1 e 2 lugar), será disputada pelos estabelecimentos de ensino e alunos classificados nas Fases Metropolitana e Regionais.
 
As equipes e alunos vencedores das competições da Fase Estadual estarão credenciados para representar o Estado do Pará  nos Jogos Escolares da Juventude, Categoria “A” (12, 13 e 14 anos), em Natal/RN, no período de 05 a 14 de setembro de 2013 e Categoria “B” (15, 16 e 17 anos), em Belém/PA, no período de 07 a 16 de novembro de 2013. 
 

Nas Fases Municipais, as inscrições dos estabelecimentos de ensino poderão ser adotadas os procedimentos das Fases Regionais, Metropolitana e Estadual com suas devidas adequações.


Na Fase Metropolitana, as inscrições dos estabelecimentos de ensino e por modalidades, fichas de relações nominais de alunos e termos de responsabilidades e cessão de direitos para alunos e professores-técnicos serão efetivadas on-line, assinadas e carimbadas pelos diretores das unidades de ensino em formulários prprios, fornecidos pelo Comitê Organizador. O prazo de inscrição on-line das fichas do estabelecimento de ensino por modalidades coletivas, relações nominais de alunos, dos termos de responsabilidades e cessão de direitos para alunos e professores-técnicos, será  até as 23:00 horas do dia 29 de abril de 2013, para as Categorias “A” e “B”. A documentação deverá ser entregue na Secretaria dos JEP’s, até as 18:00 horas do dia 30 de abril de 2013. Não serão aceitos documentos danificados ou rasurados e a documentação tem que ser entregue completa, sem pendência.


SOBRE AS INSCRIÇÕES E FASES DAS COMPETIÇÕES:
 
prazo de inscrição on-line das fichas de relações nominais de alunos, dos termos de responsabilidades e cessão de direitos para alunos e professores-técnicos das modalidades individuais, será até as 23 horas do dia 21 de junho de 2013, para as Categorias “A” e “B”, as quais deverão ser entregues na Secretaria dos JEP’s, at. as 18:00 horas do dia 22 de junho de 2013, para as Categorias “A” (12, 13 e 14 anos) e “B” (15, 16 e 17 anos, devidamente preenchidas, assinadas, com fotos. Não serão aceitos documentos danificados ou rasurados, sem pendências.


O período da competição das Fases Regionais, Categorias “A” (12, 13 e 14 anos) e “B” (15, 16 e 17 anos) será de maio a junho de 2013.

O período da competição da Fase Estadual, Categorias “A” (12, 13 e 14 anos) e “B” (15, 16 e 17 anos) será no mês de agosto de 2013.

É importante destacar, o exame médico é obrigatório para todos os alunos e professores-técnicos participantes.
 
 
CATEGORIAS E FAIXAS ETÁRIAS:
 
Os jogos serão disputados em duas (2) Categorias:

I – Categoria “A” (12, 13 e 14 anos) - composta por alunos, nascidos entre 1 de janeiro
de 1999 e 31 de dezembro de 2001;


II – Categoria “B” (15, 16 e 17 anos) – composta por alunos, nascidos entre 1 de janeiro
de 1996 e 31 de dezembro de 1998.
 
A idade mínima e máxima de participação nos JEP’s é de 12 e 14 anos (Categoria “A”) e
de 15 e 17 anos (Categoria “B”), respectivamente, completados no ano do Evento.

 
PREMIAÇÕES:
 
As premiações poderão incluir Troféus e Medalhas. Para as Modalidades Individuais: Medalhas de 1, 2 e 3 lugares para os alunos para cada prova ou combate disputado e Trof.us para as equipes classificadas em 1 e 2 lugares.
 
 
NOVIDADES:
 
As Etapas Regionais classificarão os 1ºs e 2ºs lugares das Categorias A e B, masculino e feminino. No entanto, para a Fase Nacional apenas os vencedores.
 
Fases Regionais de Parauapebas e de Marabá classificando dois representantes de cada categoria e naipes.

 
INFORMAÇÕES:
Celular: 8166-1616


SELEÇÃO DE XADREZ DE MARABÁ:

Nenhum comentário: