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domingo, 7 de abril de 2013

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Comunicados
Lei do Xadrez - O que deve mudar a partir de 1º de julho de 2013
20/09/2012 - 11:40h
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No 83º Congresso da FIDE realizado em Istambul no início deste mês, a Comissão de Regras submeteu o texto da nova lei do xadrez que passa a vigorar a partir de 1º de julho de 2013. Abaixo estão listadas as principais alterações:


• No caso de promoção, fica a critério do jogador levar o peão até a última casa ou retirá-lo da penúltima; a peça promovida, todavia, deverá ser colocada na casa apropriada. [3.7.e]


• Após fazer o lance no tabuleiro, o jogador deverá parar o seu relógio e acionar o de seu oponente (isso quer dizer que terá de pressionar seu relógio) completando o seu lance. [6.2.a]


• Um lance também está completado:
a) se o lance termina a partida
b) se o jogador fez seu próximo lance, no caso de seu lance anterior não ter sido completado (jogador esqueceu de acionar o relógio, por exemplo) [6.2.a]


• É proibido acionar o relógio antes de efetuar o lance no tabuleiro. [6.2.c]


• Somente o jogador cujo relógio está em movimento (com a vez de jogar) pode ajustar peça(s) no tabuleiro [6.2.d]


• Perde a partida o jogador que chegar depois do horário default a menos que o árbitro decida adiar o início da partida devido a circunstâncias imprevistas (problemas de força maior) [6.7.a]


• O regulamento técnico da competição pode especificar o horário de chegada (tolerância zero ou diferente de zero)
Perde quem chegar depois do horário default a menos que o árbitro decida adiar o início da partida devido a circunstância imprevista [6.7]


• No caso de irregularidades ocorridas, o árbitro poderá em determinados casos não mudar os tempos dos relógios. A vantagem é que a programação do torneio pode ser mantida. Isto é muito importante quando deve ser jogada mais de uma rodada num mesmo dia [7.1]

• Em decorrência, um lance ilegal também no ritmo STD estará completo somente após o acionamento do relógio.
[7.5]



• No caso de um jogador com deficiência que não pode pressionar seu relógio ou não possa anotar seus lances, seu relógio não será ajustado [8.1.e]


• A punição para o jogador que reivindica incorretamente empate com base em repetição de jogada ou regra dos 50 lances passa a ser de 2 minutos de bônus para o adversário ao invés de 3 minutos [9.5.b]


• Com a alteração do artigo 10.2 , o árbitro terá as seguintes opções:
a) aceitar a reivindicação
b) adiar a decisão
c) continuar o jogo usando delay ou um incremento (5 segundos adicionados ao relógio de ambos os jogadores); ao relógio do adversário será acrescido também o bônus de 2 minutos, se o jogador reivindicar esta opção
d) rejeitar a reivindicação [10.2]

• Definição de área de jogo. [12.3.b]

• O regulamento técnico pode estipular punição diferente, menos severa, para os casos de toque de celular (e outros equipamentos eletrônicos) de jogador durante a rodada [12.3.b]

• Quem não for árbitro ou jogador só poderá permanecer na sala de jogo durante a rodada com autorização do árbitro [12.2c]

• O jogador pode, durante o andamento da partida, solicitar ao árbitro explicações sobre determinada regra da lei do xadrez [12.9]


• Exceto se o regulamento técnico dispuser em contrário, o jogador pode apelar de qualquer decisão do árbitro, inclusive decretação de empate com base no art. 10.2, mesmo que tenha assinado a planilha[12.10]


• O árbitro pode adotar medidas especiais no que diz respeito aos jogadores deficientes e daqueles que necessitem de cuidados médicos [13.2]


• O árbitro pode designar assistentes para observar partidas por exemplo quando vários jogadores estiverem em apuro de tempo [13.4]


• Novo artigo sobre aplicação de penalidades inclui multa pecuniária estipulada previamente e consulta ao organizador em caso de expulsão de jogador do evento (esta punição somente poderá ser aplicada em conjunto com o organizador) [13.9]


• A partida de xadrez rápido passa a ser aquela em que todos os lances devem ser feitos no intervalo [10 minutos a menos de 60 minutos]. No caso de partida com incremento [tempo principal + 60 vezes o incremento] [Ap. A1]


• Em consequência, a partida de blitz passa a ser aquela em que todos os lances devem ser feitos em menos de 10 minutos. No caso de partida com incremento (tempo principal + 60 vezes o incremento) [Ap.B.1]


• Qualquer penalidade mencionada nos artigos 7 e 9 a ser aplicada em partida de BLZ passa a ser de 1 minuto. [Ap.B.2]


• O evento de RPD ou BLZ que iniciar com supervisão inadequada terminará com supervisão inadequada, mesmo que a partir de um determinado momento haja árbitros suficientes para a supervisão de todas as partidas. É importante aplicar as mesmas regras durante todo o evento. [Ap.A e B]



• Foi criado apêndice com glossário de termos enxadrísticos [Ap.H]


• Foram mais detalhadas no artigo 8º rotinas relativas a apuro de tempo.


• Houve várias correções de ordem redacional.

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